quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VÍCIO SEXUAL



 
O assunto, por si só, já é muito delicado e constrangedor. Muitos não querem discutir sobre ele. Uma parte acredita ser tal vicio somente uma fase, exclusivamente, vivida por homens. Como também tem uma parcela de pessoas que absurdamente creem que tal situação nunca pode ser vencida. E, pior, existem lideranças que não buscam entendimento clínico e espiritual para lidarem com esse terrível e silencioso pecado que destrói vidas, relacionamentos e ministérios.

Tenho relutado há dias contra a produção deste texto. Pensando no que as pessoas ao lerem-no poderiam pensar de mim. Mas, algo em mim, muito mais forte do que a minha racionalidade me leva a querer testemunhar o que tenho passado, encontrado e compartilhado com outras pessoas que passarão, passam e lutam dia a dia contra o desejo da sua carne. É algo até absurdo quando raciocinamos acerca do assunto, mas um número significativo de situações que ocorreram em minha vida nos últimos dias me confirmaram em meu espírito pelo Espírito a certeza destas linhas.

Um ponto importante é sinalizar que não será em um simples texto de um blog que tal tema com tamanha complexidade possa ser totalmente avaliado. Penso totalmente o oposto e desejo que os leitores também tenham esse cuidado avaliativo. A produção do texto e sua divulgação são mais um alerta para que venhamos reservar mais tempo buscando os discernimentos necessários para lidar com tal situação que permeia a vida de tantos homens, mulheres e consequentemente permeiam as igrejas do Senhor.

VICIO SEXUAL E PROSTITUIÇÃO

as cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Tiago 1:14
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Tiago 1:14
 
"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça quando esta o atrai e seduz." Tiago 1.14
 
É muito importante sinalizar o que entendemos como vício sexual. Entende-se neste contexto que queremos abordar que uma pessoa que vive presa ao vício sexual é aquela que semanalmente vive trocando de parceiro, uma pessoa que diariamente necessita de uma satisfação sexual diferente (trocando de parceiro ou presa na pronografia) é aquela pessoa que possui diversas relações sexuais no mesmo dia, ou pessoas que mesmo casadas necessitam ‘pular o muro’.

Existirão pessoas que não concordarão com tal exemplificação do vício sexual. Pessoas que vivem tal vício e nem se apercebem do grave mal que estão vivendo em suas vidas, clinicamente e espiritualmente. Uma pessoa que vive neste mal possui um quadro de egoísmo tão forte de que a sua única visão é saciar-se independente da satisfação do outro.

ESPÍRITO DE PROSTITUIÇÃO E BATALHA ESPIRITUAL

"Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito de prostituição está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR." Oséias 5.4 

Ainda não me aprofundei no assunto, mas pelo senso comum cristão todos referem-se ao espírito de prostituição como o espírito de Jezabel. Não iremos aqui falar sobre quem foi Jezabel, mas, sim, como é forte a atuação de tal espírito maligno na vida sexual de muitas pessoas. No meio heterossexual existe a mesma atuação. Vamos deixar isso bem claro! 

Entretanto, como digo em conversas acaloradas: “Vou lançar gasolina e riscar o fósforo.” Qual é a imagem que a sociedade possui acerca dos movimentos LBGT mundo afora? Como os movimentos LGBT têm-se apresentado para as varias camadas da sociedade? Nas paradas – atualmente falando – o que mais se vê são diretos sendo requeridos ou show de erotização e às vezes pornográficos?

Quem já leu pelo menos algum artigo acerca do assunto batalha espiritual já se deparou com a orientação de que o mundo espiritual é regido por uma eximia organização das castas e ordens demoníacas. Na própria Palavra do Senhor recebemos tal orientação. 

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, comtra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6.12 

Desde o primeiro momento em que o Espírito Santo levou-me a meditações sobre este assunto que venho buscado discernimento, estudos e aprofundamento teológico. Tenho em mim que somos muito superficiais nesta questão, trazendo o ‘senso comum’ de outras gerações. Precisamos buscar a revelação necessária – e se for da vontade do Senhor em querer dá-la a nós – para fazermos a diferença nesta nossa geração. Existe uma ordem maligna e de separação que ocorre sobre continentes, países e regiões onde grupos de espíritos malignos (demônios) agem de forma especifica na vida das pessoas.

Estou em um processo de oração de um pedido de revelação divina acerca da atuação dos demônios dentro da área sexual. Precisamos saber com quem estamos lutando.

LEITURA

Desde o dia que fui impelido pelo Espírito Santo em reservar-me mais em estudo sobre o assunto busquei literatura especifica. Encontrei vários títulos que falam sobre o assunto e dentre eles reservei-me ficar focado em 3, são eles: “Desintoxicação Sexual – Uma guia para homens que querem fugir da imoralidade sexual”, do autor Tim Challies, “Purificando o coração da idolatria sexual”, do autor Dr. John D. Street e por último o “No altar da idolatria sexual”, do autor Steve Gallagher.

Acabei de ler o último título recentemente e estou maravilhado com o seu conteúdo. A cada capítulo enchia-me de conhecimento acerca do assunto e fiquei mais interessado em aprofundar-me em toda a sua complexidade. Infelizmente já oriento que os capítulos que acabam acusando a nossa condição sexual, a homossexualidade, devem ser desconsiderados. Já é do nosso saber que esse paradigma já foi quebrado e que o nosso Deus aceita-nos como somos!

Mas, a nossa condição sexual, sim, é aceita pelo Senhor. O que não é aceita é o que fazemos com a nossa condição sexual e aqui me refiro a má utilização dela para a prostituição sexual. Com certeza o Senhor abomina tal realização inadequada para o que fomos verdadeiramente criados.

TESTEMUNHOS, CINEMA, CLAMOR E DIRECIONAMENTO

 Nesta semana em que produzo este texto chegaram a mim duas pessoas sendo uma com o quadro espiritual bem definido do vício sexual e outra que sofreu com o rompimento de uma relação de 7 anos por causa da traição ocorrida pelo cônjuge. É uma triste realidade que muitas das vezes é deixada de lado para que não se tenha o desprazer, as dificuldades de se lidar com tamanhas questões que ferem pessoas a cada dia.

O homem: ele confessou que já chegou a ter 9 relações no mesmo dia e que usava o seu corpo de forma direta tão somente para saciar-se sexualmente. Hoje ele encontra-se convertido há menos de 2 meses e está naquela fase de abstinência sexual.

A mulher: compartilhou acerca da traição da namorada mediante conversas obscenas que ela achou da namorada com outros homens. 

Longe de mim de querer ser o expert neste assunto com tão pouco tempo de conversão. Mas, o Senhor sabe de mim e do que eu tenho passado e aqui sempre fica uma dica das coisas louca de Deus: o Senhor irá usá-lo naquela área que você mais guerreia, naquela área que você pensa ser fraco, o Senhor irá lhe capacitar e fortalecer para ser um testemunho vivo para o fortalecimento da fé, para a edificação de muitos outros e para refletir a glória de Deus sobre o pecado!

Não irei aqui explicitar a minha história (pois ainda não é o momento) sobre o meu período em que fui escravo do vicio sexual vivendo uma vida de total prostituição. Mais quero compartilhar como tenho empatia com as dores, as aflições e as quedas que muitos desses irmãos e irmãs sofrem. O quanto que a obra, o Reino do Senhor perde dia a dia com tais situações que ficam camufladas, ferindo, minando pessoas e deixando-as fracas para seguirem para o alvo e serem vencedoras.

Em minhas pesquisas descobri um filme que foi lançado neste ano chamado “Shame”, com o ator Michael Fassbender. No filme ele interpreta um homem bem sucedido profissionalmente, mas com sérios problemas de relacionamento. E estes problemas sempre são encobertos pelas suas aventuras sexuais frívolas e sem pudor. O filme retratada justamente um período em que sua vida de aventuras sexuais sofre uma brusca mudança com a chegada da irmã em sua casa. Ao ver o trailer do filme foi impossível não ver semelhanças com o meu passado de escravidão sexual. Para ver o trailer do filme clique aqui.

Quero pedir a você que lê este artigo que se junte comigo em um clamor de pedido de direcionamento para estratégias de ajuda para que sejamos canais de bênçãos aos irmãos e irmãs que sofrem por causa da destruição causada pelo vicio sexual. Sabemos que pelo poder que existe no sangue e no nome de Jesus tais pessoas podem (e sofrerão) a libertação  necessária, casamentos e alianças serão restaurados, ministérios serão reerguidos e prósperos para a manifestação da glória de Deus. 

Desejamos que a graça, a paz, o amor incondicional e incorruptível do nosso Senhor Jesus estejam com todos nós. Sempre!

Tudo por Ele e para Ele.
Abraços fraternos,

JC

"Porém, onde abundou o pecado, a graça transbordará." Romanos 5.20b

Um comentário:

  1. Que o Senhor Deus nos socorra nesta área tão sensível dos homoafetivos e use esses "vasos do Senhor" para nos trazer esperança.

    Um texto maravilhoso!!!

    Abraços

    ResponderExcluir