segunda-feira, 23 de maio de 2016

Santa Indignação X Santa Contradição e a Caixa de Sapatos



O ano era o de 2007, cidade de Goiânia (amo essa cidade e os goianos) e neste cenário eu estava vivendo um romance. Em uma tarde, logo após o banho, o meu namorado na época, colocou um CD evangélico e a canção me remeteu a uma versão cantada pelo Pe. Marcelo Rossi. A canção era “Seja o Centro”, mas quem estava cantando era o grupo Diante do Trono (Ana Paula e a Nívea), grupo e pessoas que até aquele momento, eu não conhecia, não sabia nada sobre DT ou ministério de louvor. Mas, o que me chamou a atenção foi vê-lo, o meu namorado, prostrado ao chão, chorando, e murmurando palavras inaudíveis. Neste cenário eu não era convertido ainda e professava a crença no Espiritismo Kardecista.

Acabei saindo do quarto, um pouco constrangido, pois nunca o tinha visto daquele jeito. Deixei-o no seu “espaço”!

Momentos depois, sentados na cama, puxei assunto e questionei o que havia ocorrido, por que ele estava “jogado, caído” no chão e chorando. (Reforço que eu não era convertido, ou seja, tudo para mim era estranho.). Ele me contou a sua história de vida evangélica, do seu ministério com jovens, e que naquela tarde, ele estava “prostrado” (foi a primeira vez que ouvi tal palavra), em adoração ao Rei Jesus (palavras dele). Então, dirigiu-se ao seu guarda-roupa e retirou lá de dentro duas caixas de sapatos. Pelo que eu pude ver, as caixas estavam bem guardadas, como que escondidas, mas bem cuidadas. Como se em algum momento de necessidade elas pudessem ser acessadas bem facilmente. Ele as abriu para mim e começou a me apresentar um “mundo novo musical”: Santa Geração, Nívea Soares, Ludmila Ferber, Clamor às Nações dentre outros.

Foi muita informação para um leigo e que ainda era de outra religião.

Entretanto, como sou um homem movido por música, peguei alguns cds e coloquei em meu carro. E daquele momento, em minhas idas e vindas de Brasília para Goiânia, troquei o meus cds pelos cds que ele havia me apresentando. Hoje, já convertido há 9 anos, posso perceber o cuidado e zelo do Espírito Santo e na estratégia d’Ele em reaproximar o meu namorado (daquela época) do Evangelho e de me atrair para a “verdade que liberta”.

Tive um encontro com o amor de Jesus. O aceitei como meu único salvador. Vivenciei um romance heterossexual – por pensar estar “curado”, “livre” da minha homossexualidade – que gerou um casamento frustrado, mas a benção de um filho, o meu filhão!


O ano agora é o de 2016. O cenário é outro e completamente diferente. As redes sociais estão ajudando a multiplicar o amor & ódio, a paz & guerra, a prudência & estupidez humana. E chegamos ao cenário da declaração (em busca de ibope) da Sra. Ana Paula Valadão Bessa. Ao estardalhaço que a #SantaIndignação dela gerou nas redes sociais. Não irei cansar vocês aqui em repetir o que muitos provavelmente já ouviram, leram e talvez compartilharam sobre todo este assunto “sem noção” que a nossa irmã “perdida”, sem conhecimento técnico e profissional, expôs. Ela tão somente se baseou em passagens bíblicas e na sua fé (crença).

Hoje sou convertido, acredito em um Deus Vivo, na morte e ressureição de Cristo Jesus e na consolação, orientação do doce e suave Espírito Santo. E, ainda mais, acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus. E por já estar professando a fé cristã evangélica há quase 10 anos vou compartilhar alguns questionamentos sobre toda esta #SantaContradição e como desejo, de fato, receber alguma resposta da família Valadão Bessa aos meus questionamentos.

Após 3 dias da sua declaração, a “pastora” em questão, grava um vídeo no qual se resume assim: a) A Palavra de Deus é imutável; b) Ela ama e ora pelos seus inimigos; c) Agradece o apoio de outros cristãos à sua declaração.

Então, com base em tudo que a Sra. Valadão Bessa expôs, questiono:

Por que ela, mulher, é pastora, líder de louvor, prega a palavra e realiza ministrações?

Com base na mesma Bíblia (que eu já disse acreditar ser a Palavra de Deus) quero muito que ela nos responda sobre a passagem no livro de 1Coríntios, capítulo 14, do versículo 34 ao 38, segue:



Esclareço e afirmo que já fui muito ministrado pelos louvores, palavra e ministrações realizadas pel Sra. Valadão Bessa e DT. Inúmeras vezes, prostrado ao chão, quebrantado e tocado pelo Espírito Santo, adorando-O, louvando-O e exaltando-O. Nós a respeitamos e muito enquanto serva do Senhor.

Outros questionamentos à Sra. Valadão Bessa:

Por que tanto glamour em suas apresentações para falar de Deus? Por que você tá ensinando sobre Deus? As mulheres estéreis não serão salvas no grande dia do Senhor? 

Com base na mesma Bíblia (repito que acredito ser a Palavra de Deus) quero muito que ela nos responda também sobre a passagem no livro de 1Timóteo, capítulo 2, do versículo 9 ao 15, segue:




Nós que estudamos a Bíblia por meio da Teologia Inclusiva sabemos a resposta ao questionamento feito à ela acima. Entretanto, não vamos revelar aqui a resposta. Queremos ler a resposta dela ou dos irmãos cristãos que apoiam a sua declaração (continuo crendo que tal declaração foi feita para busca de ibope).

Quem, de fato, acompanha o ministério DT, sabe que eles, infelizmente, me desculpem o trocadilho, estão “Distante do Trono”. A nossa opinião é que percebemos uma secularização dos trabalhos do DT a partir do cd de nº 11 (Canção do Amor). Houve toda a mudança, que foi até, na época, divulgada no blog da Sra. Valadão Bessa, em toda a composição e foco do ministério de louvor. O que desagradou a muitos irmãos e irmãs. Mas, a direção foi data por Deus. Ninguém questione! Mas, que muito se mudou isso mudou.

É triste ver toda essa repercussão negativa e de ambos os lados. São
declarações de homossexuais detonando os evangélicos, declarações de evangélicos esbravejando palavras de morte aos homossexuais e o mais triste são que alguns cristãos evangélicos (que são homossexuais) entrando na onda de “baixo calão”.  E, o tempo que poderia ser produtivo para evangelizar, torna-se inútil e somente serve para disseminar a confusão e divisão.


Caso você que esteja lendo este texto e seja homossexual (e não é cristão evangélico) é necessário lhe orientar e convidá-lo a entender que eles (os cristãos heterossexuais) não tem 100% de culpa (ou erro) em utilizar a Palavra de Deus para tanta discriminação. Se você parar para estudar, meditar e avaliar o histórico da fé deles, perceberá que se utilizam de uma análise literal da Bíblia (o que é “comum”). E a parte mais delicada (e sensata da nossa parte) é que nem este nosso texto, nem os comentários desaforados e os “memes” nas redes irão fazê-los mudar de ideia. E para você que ainda não conhece a Teologia Inclusiva, o convido a conhecê-la. A verdade irá te libertar. [ abaixo haverá alguns links para ajudar a conhecer a Teologia Inglusiva ]

Já você que lê e é um cristão evangélico da comunidade LBGT e tem “detonado” a nossa irmã, em Cristo, Sra. Valadão Bessa... se envergonhe! Jesus Cristo faria um “vomitaço”? A passagem que Paulo nos orienta a imitá-lo (Jesus) cita sobre alguma atitude de “vomitaço”? Jesus Cristo usaria palavras de "baixo calão" e aplicativos para humilhar?

Nós que somos da comunidade cristã evangélica LGBT temos unicamente uma poderosa arma para tal cenário e chama-se: o nosso testemunho.

Medite conosco: “o nosso testemunho tem refletido o caráter de Cristo”?

Iniciando a finalização desse texto: eu, você, a Sra. Valadão Bessa e outros cristãos de “plantão”, já imaginamos chegar no grande dia do Senhor e sermos deixados para trás? Ou pior, já imaginamos se Ele nos fala o texto abaixo:

   
E para finalizar


Lembra do início do texto, ano 2007, Goiânia e etc? Então, quantos irmãos LGBTs estão com suas “caixas de sapatos” guardadas em seus guarda-roupas? E, aqui, as “caixas” são os vários ministérios e dons que o Espírito Santo distribuiu sobre a vida deles, mas porque decidiram “sair do armário” e viver sua sexualidade sem máscaras, tiveram que guardar os seus dons dentro das “caixas de sapatos”.

A Teologia Inclusiva não é algo novo e surpreendente. O ministério de Cristo foi, é, e sempre será inclusivo. E, para a glória de Deus, muitos cristãos LBGT estão indo pegar as suas “caixas de sapatos”, abrindo-as e sendo restaurados, renovados e restituídos como Filhos e Filhas de Deus!

Abaixo tem alguns links que possam interessar a você.

No amor de Cristo,

Jean Charles



Nenhum comentário:

Postar um comentário